Olá a todos.
Hoje vou falar um pouco dos tipos de papéis utilizados para fazer origami.
Uma das razões do origami ser tão popular é porque a única coisa que se precisa para fazer, é uma folha de papel, esta pode ser uma folha sulfite, papel kraft, folhas de jornal ou de revista, papel espelho, qualquer material que você tenha a disposição e que sirva para fazer o que você deseja.
Mas também temos papéis feitos especialmente para a técnica do origami. E qual a diferença, você me pergunta? O que irá diferenciá-los, é que o papel próprio para origami possui uma espessura adequada para a dobradura, facilitando seu manuseio. Dependendo do tipo de papel que se utilizar, a espessura desse, pode acabar complicando ainda mais a sua dobradura.
Para aqueles que querem começar uma dobradura, o que se deve ter em mente em primeiro lugar, é o tipo de papel que irá usar.
Alguns tipos de papéis utilizados para origami:
PAPEL DE ORIGAMI: vêm em muitos tipos e tamanhos. Vêm geralmente no formato quadrado, mas podem ser encontrados nos formatos retangulares e circulares. O tipo mais comum é colorido de um lado e branco do outro.
Fonte: MUJI
Fonte: BLICK
PAPEL DUPLO: é um papel com uma cor de um lado e outra do outro lado. Esse tipo de papel é ótimo para modelos que possuem os dois lados do papel à mostra.
Fonte: BLICK
Fonte: BLICK
PAPEL METALIZADO: possui um dos lados com cores metalizadas e o outro lado branco. Esse papel é mais difícil de se manusear porque o lado metalizado fica marcado mais facilmente, podendo estragar a dobradura, e necessitando de mais cuidados para não se cometer erros.
Fonte: Izuko Origami
PAPEL IRIDESCENTE: é um tipo de papel de reflete as cores do arco-íris, pode ser estampado ou texturizado. Pode ter as mesmas dificuldades do papel metalizado.
Fonte: AliExpress
WASHI: é o papel tradicionalmente japonês, sendo mais texturizado e mais suave que os papéis normais. Existem diferentes tipos de washi feitos por diferentes tipos de fibras de plantas. Um dos pontos negativos é que ele pode ser muito frágil.
Fonte: wikimedia
Fonte: PAPER Mojo
CHIYOGAMI: é um papel japonês que possui um padrão de estampas, geralmente feitos por pequenos desenhos.
Fonte: Nippon Craft.com
Fonte: UNIQUE JAPAN
Esses são os tipos de papéis mais utilizados, no entanto podemos ter ainda papéis cortados em formato circular, mais utilizado para kirigami, e papéis com estampas de peles de animais, normalmente para crianças.
Além do tipo de papel, também pode-se variar o tamanho desse. No mercado há uma variedade de tamanhos de folhas de origami, podendo ir de 1x1 até 31x22.
Os tipos de papel, tamanho e textura irão variar de acordo com o que você pretende fazer.
Fonte: Origami Resoucer Center e e-trendy
Como podemos ver, alguns papeis requerem um cuidado maior na hora do manuseio, podendo estragar o origami sem os cuidados necessários. A melhor forma de evitar isso é com a prática. Portanto meu conselho é que antes de ir direto para os papeis mais elaborados, você treine com os papéis próprios para origami mais simples, ou com a própria folha sulfite, cortada na forma quadrada.
Na próxima, farei uma postagem de como escolher o papel para suas dobraduras.
Abraços a todos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário