sábado, 12 de setembro de 2015

Kirigami

Olá à todos!

Hoje resolvi trazer como tema um kirigami, que é a técnica de origami onde usa-se o corte do papel.

O interessante do kirigami são as possibilidades que se têm de utilizá-lo. Dependendo de como ele é cortado, pode ter diferentes finalidades.

O que trago nessa postagem, "criei" quando estava pensando no que fazer, e vi um vídeo de um kirigami que se movia! Achei interessante e pensei em fazer, no entanto, queria algo mais simples para trazer como primeiro post sobre o assunto.



Mantive o formato do kirigami que vi, no entanto mudei a dobradura. Por isso ao invés de se movimentar, ele só dá a ideia de dimensão. A seguir colocarei o diagrama, caso vocês tenham interesse em fazer.





Achei que ficou interessante...

Logo abaixo temos o diagrama. Sendo que utilizei um quarto do papel sulfite, para que fique do mesmo tamanho é só dobrar a folha uma vez na horizontal (deitado) e uma vez na vertical (em pé) e depois cortar a folha.

Dobre o papel no meio na horizontal e depois na vertical. Desfaça a dobra da vertical e meça 15 cm partindo das extremidades do papel, como mostrado na figura. Depois marque 10 cm na vertical, 5 acima da linha horizontal e 5 abaixo, as linhas na diagonal deverão ter um espaço de 6 cm tanto na horizontal como na vertical.


Depois é só cortar nas partes pontilhadas indicadas.

Para dar o efeito de dimensão dobre o primeiro, o último corte para cima, depois o 3° e o 10°; 5° e 8° também para cima. O restante deve ficar dobrado para baixo.

E está pronto!

Minha ideia inicial era fazer um cartão.



Mas como podem ver não deu muito certo...

Caso queiram utilizá-lo como cartão, é só fazer o kirigami, medir até a ponta e depois cortar o papel de fora de modo que ele cubra inteiramente o kirigami depois de dobrado.

Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário