domingo, 13 de setembro de 2015

Peças para Block Folding

Olá a todos!

Hoje trarei à vocês como fazer as peças para o Block Folding, que é a técnica de origami onde usamos um conjunto de peças para formar uma figura. Como na foto a seguir.




Para conseguir o tamanho ideal de papel, você deve primeiro cortar o papel original. No caso de folhas em formato A4, você deve primeiro dobrar duas vezes na horizontal (deitado) e depois dobrar três vezes na vertical (em pé). Agora é só cortar o papel nas áreas marcadas, e você terá o papel em tamanho ideal para se fazer a peça.




Tempo: 1 minuto

Material: retângulos do papel que você escolher

1) Dobre o papel no meio, no sentido horizontal.



2) Agora dobre novamente no meio, mas no sentido vertical, como mostra a figura. Não pressione muito, apenas o suficiente para que você possa ver a marca.



3) Desfaça a última dobra.


4) Agora no lado fechado, leve o papel para o meio, ficando o mais próximo possível da marca que você fez anteriormente.



5) Faça a mesma coisa do outro lado.



6) Agora vire a dobradura e dobre as pontas da parte de baixo para dentro, mas respeitando a divisão com o papel.


7) Dobre a parte de baixo para cima, respeitando a divisão do papel.



8) Repita o processo do outro lado, e no final você terá um formato de triângulo.


9) Dobre no meio a peça, ficando com um triângulo menor. Tome cuidado para as partes da dobra ficarem para dentro.



10) Sua peça está pronta!


Essas peças serão utilizadas para formar a peça maior. Você pode misturar as peças feitas com tipos de papéis diferentes, apenas deve tomar cuidado para que seus tamanhos fiquem iguais, ou próximos. Como podemos ver na imagem a seguir. Os dois primeiros são papéis tipo sulfite e o terceiro é uma peça de papel espelho.



Depois de dobradas, suas peças ficam desse jeito.


Como possuem tamanho aproximado, isso permite a mistura delas no block folding. Agora peças que não possuam tamanho próximos não devem ser misturadas, já que isso poderá resultar em uma escultura diferente do que você esperava.


A primeira e a última peça possuem tamanhos diferentes das outras três, para poder utilizá-las seria necessário medir primeiro o papel para depois cortar, ou utilizar um molde antes, para assim elas ficarem simétricas.

Dos papéis que já utilizei para Block Folding estão o sulfite, o papel espelho, laminado e o color set. O último possui tamanho diferentes dos outros, sendo necessário o ajuste, e é um papel mais grosso, o que pode dificultar seu manuseio.

Espero que tenham gostado dessa matéria. A próxima terá mais um pouco de Block Folding.

Até mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário