segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Block Folding - Como interpretar o diagrama

O Block Folding ou origami 3D é uma técnica que consiste em preparar várias peças iguais e depois montar a figura que se deseja, encaixando essas peças.

Nessa postagem, irei falar um pouco de como interpretar os diagramas que você encontrar desse assunto (já que provavelmente você encontrará muitos diagramas em outras línguas).

Os triângulos representarão as peças do block folding.




Fonte: Meros Detalhes Tecnicos

Pode não parecer, mas de acordo com o lado que você coloca a peça, a figura terá uma certa diferença. Como mostra as imagens abaixo:



O "Lado B" normalmente é utilizado para a base do origami, já que a peça acaba ficando "reta", fazendo com que o origami fica direito na superfície. Também é utilizado quando você quer uma parte do origami ou ele inteiramente reto.

Já o "Lado A" é utilizado para se dar mais volume para o origami. Usa-se quando você quer dar a ideia de pelo para os animais, ou deixar mais arredondado o origami, como fazer a cabeça de um personagem.

Esses são dois exemplos de origamis, um com peças no "Lado A" e outro com peças no "Lado B".






A primeira foto com a Hello Kitty é um origami feito com as peças no "Lado A", esse lado faz com que o corpo e a cabeça ganhem volume e dê a sensação de pelagem no rosto da Hello Kitty.

Já na segunda imagem, podemos ver que o cisne é reto, apesar das asas parecerem com volume o corpo não passa essa sensação, não parece que ele seja maior do que realmente é, o que diferencia da primeira imagem, onde o corpo vai aumentando a medida que os andares aumentam.

Essas duas últimas fotos são minhas, e postarei o passo a passo para fazer as duas figuras mais para frente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário