quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Block Folding de Cisne Grande

Hoje trago para vocês como fazer um origami 3D de cisne grande. Ele pode ser utilizado para dar de presente ou para sua mesa de centro (ou onde você achar melhor).


Informações:

Tempo: 11 horas

Material: 500 peças de Block Folding (Origami 3D)

Para aprender a fazer as peças, veja a seguinte matéria: Peças para Block Folding.

Passo a passo:

Vamos começar pela base, para isso você precisará separar 51 peças para cada andar. Como nós precisaremos construir 2 andares para formar a base, você deverá separar 102 peças. No meu caso utilizei apenas peças brancas. Mas você poderá escolher a cor que preferir.


1° passo - Você deverá juntar todas as peças de forma que estas fiquem do Lado A, ou seja, com o papel voltado para fora. Para maiores informações sobre os lados recomendo ler a matéria Como Interpretar o Diagrama do Block Folding.


2° passo - Vá juntando as peças até que acabe todas as peças separadas, ficando deste modo, com 51 peças em cada fileira.


3° passo - Agora para a terceira fileira você deverá encaixar novamente 51 peças voltadas para o Lado A. No meu caso, fui alternando entre peças rosa claro e peças brancas.



4° passo - Para a quarta fileira coloquei 51 peças na cor rosa claro. 


5° passo - Na quinta fileira, intercalei as peças rosa claro com 2 peças de rosa mais escuro. Como mostra a imagem.



6° passo - Para a sexta fileira, comecei colocando 3 peças pink e depois completei com rosa escuro. Para determinar o local que coloquei as peças pink, é só observar onde há 2 peças brancas seguidas na terceira fileira.



7° passo - Na sétima fileira, intercalei as peças rosa escuro, com peças brancas.



8° passo - Agora você deverá cuidadosamente, moldar as peças para cima. O resultado final será igual ao da imagem, com as pontas das peças voltadas para cima.


9° passo - Depois de ajeitar corretamente o origami, você deverá virar de cabeça para baixo.


10° passo - As peças que irão na parte de baixo, deverão estar voltadas para o Lado B. Isso fará com que a base tenha um sustento melhor e o origami não fique caindo. No meu caso, coloquei todas as peças nas cores brancas.



11° passo - Você deverá fazer uma segunda fileira voltada para o Lado B. Na figura podemos ver que intercalei peças de todas as cores utilizadas até agora (menos o pink).



12° passo - Agora para ter certeza que seu origami 3D não irá desmontar, recomendo que cole-o. Para isso, com ele virado para baixo vá colocando uma gota de cola em cada fresta da peça. Você não precisará desmontar, apenas vá colocando a cola que escorrerá e depois secará. Cuidado para também não adicionar cola demais!

13° passo - Quando a cola secar, será hora de fazer o rabo do cisne. Á partir da primeira peça da frente, conte até a 23° peça. Em cima dela você deverá encaixar a primeira peça e depois mais 5 em seu lado, totalizando 6 peças para a base da cauda.


14° passo - Agora encaixe 5 peças para formar a cauda. Como pode ver, resolvi colocar todas brancas.


15° passo - Você irá colocar agora 4 peças, e continuará a diminui 1 peça a cada andar, até que fique com apenas 1.





16° passo - Para a base do pescoço e da cabeça, coloquei uma peça pink entre as duas ao centro da figura.


17° passo - Agora você deverá juntar 18 peças brancas, que formarão o pescoço e a cabeça. Coloque em cima da peça pink.



18° passo - Retire a última peça branca que representa a cabeça e desenhe os olhos do cisne. 




19° passo - Agora para o bico, pegue mais uma peça pink e encaixe na peça branca. Apenas tome cuidado para que ela não fique em cima do olho, escondendo-o.


Está pronto o seu Block Folding de Cisne!



Um conselho meu é medir e cortar um papel cartão ou outro que seja duro e colar em baixo do cisne, para que você possa colocar coisas dentro.







E caso você ache muito feio ficar a base à mostra, você poderá fazer um círculo com as peças para colar sobre a base.

Espero que vocês tenham gostado.







Nenhum comentário :

Postar um comentário