quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Origamis

Sejam bem vindos!

Estou criando este blog para fazer amizades com pessoas que, assim como eu, gostam de origami. Postarei aqui alguns que venho fazendo, e também matérias que possam interessar o pessoal.

Como primeira matéria falarei o que é o origami.

Origami é uma palavra japonesa composta das palavras "dobrar" e "papel", significando literalmente "dobrar papel". Os registros sobre sua origem não são claros.


Para se fazer o origami, tradicionalmente usa-se uma folha cortada em forma quadrada. A inspiração dos origamistas (pessoas que se dedicam ao origami) está, principalmente, nos elementos da natureza e nos objetos do dia a dia.


Fonte: Artezanal

Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele têm a consciência de que aquele papel, um dia foi uma semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou em uma árvore. E que depois o homem transformou a planta em folhas de papel cortando-as em quadrados, dobrando-se em várias formas geométricas representando, animais, plantas ou objetos. Onde os outros viam apenas uma folha, o origamista vê a origem de todas as formas.

No Japão o papel foi introduzido pelos monges budistas coreanos, em torno do ano de 610 e os japoneses desenvolveram sua própria tecnologia na criação do papel. Este ficou conhecido como washi, um papel usado para várias finalidades, inclusive para o origami.

Fonte: Washi

A prática da dobradura era restrita às cerimônias religiosas e festivas. Um exemplo do origami cerimonial é o casal de borboletas Ocho e Mecho que enfeitam a garrafa de saquê nos casamentos. E o noshi, que é colocado nos envelopes cerimoniais ou em presentes de grande valor.





Noshi

Fonte: Noshi e Noshi 2

O grou-japonês ou tsuru, uma ave considerada sagrada no Japão, tornou-se o símbolo do origami. Ninguém sabe quem é o autor da sua criação. O grou tem uma vida longa, por isso foi associado à prosperidade, felicidade e saúde. 

Fonte: Tsuru

No Brasil a técnica do origami foi introduzido pelos imigrantes japoneses,

Fonte: UNESP


Esta é só a introdução para vocês conhecerem um pouco mais do origami, esta técnica tão fascinante. Na próxima matéria falarei um pouco dos tipos de origami que existe.

Muito obrigada por terem lido e abraço a todos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário